V.2 (2017)
Feira de Ciências das Escolas Estaduais - Diretoria de Ensino Região Itu
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Feira de Ciências das Escolas Estaduais - Diretoria de Ensino Região Itu
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REGULAMENTO
Outubro/2017
1- OBJETIVOS
A FeCEE-DER-ITU 2017
tem sua organização assentada no seguinte conceito:
Favorecer a ação científica, através da produção e realização de
projetos científicos, contribuindo, na criação do conhecimento e transformando
suas vidas em um processo de aprendizagem permanente. A atividade destina a
estabelecer interações, troca de experiências entre estudantes, e destes com a
comunidade, a partir da exposição e publicação de produções realizadas dentro
do contexto educativo. Para a comunidade, constitui uma oportunidade de
apreciação e de entendimento sobre as etapas de construção do conhecimento.
Para os docentes, a oportunidade de demonstrar que as boas práticas são
possíveis. Para os estudantes, contribui para o fortalecimento da criatividade,
do raciocínio lógico, da capacidade de pesquisa, visando sua autonomia
intelectiva. Dessa forma, esse evento tem por finalidade a valorização da
qualidade do ensino-aprendizagem
desenvolvido nas Escolas Estaduais desta Diretoria.
2- DATA E LOCAL
DATA: 15 dezembro de 2017
HORÁRIO: 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00
LOCAL: CEUNSP campus Saltos
3- PÚBLICO ALVO
A FeCEE-DER-ITU 2017 destina-se a
alunos da Rede Estadual de Ensino e contará com as seguintes Modalidades:
· Modalidade Júnior (Ensino Fundamental 6º a 8º ano);
· Modalidade Master (Ensino Fundamental 9º ano e 1ª e 2 ª Série do Ensino Médio);
· Modalidade Sênior (Ensino Médio 3ª Série);
· Modalidade Júnior (Ensino Fundamental 6º a 8º ano);
· Modalidade Master (Ensino Fundamental 9º ano e 1ª e 2 ª Série do Ensino Médio);
· Modalidade Sênior (Ensino Médio 3ª Série);
Obs.: Além de pais de alunos ou familiares,
professores, Diretores, Vice-diretores, funcionários da U.E., funcionários
administrativos da DER-Itu, convidados e palestrantes.
4- PAUTA DO EVENTO:
· 7:00 às 8:00 credenciamento;
· 8:30 às 9:00 abertura Reitor CEUNSP e Dirigente da DER-Itu;
· Intervenção cultural;
· 9:00 às 9:30 A importância dos projetos de pesquisa pelos PCNPs ou convidados;
· 7:00 às 8:00 credenciamento;
· 8:30 às 9:00 abertura Reitor CEUNSP e Dirigente da DER-Itu;
· Intervenção cultural;
· 9:00 às 9:30 A importância dos projetos de pesquisa pelos PCNPs ou convidados;
·
9:30 às 10:00 café;
· 10:00 às 11:30 minicursos;
· 11:30 às 13:00 almoço;
· 13:00 às 15:00 apresentação dos trabalhos e valoração 30 minutos;
· 15:00 às 15:30 café;
· 15:30 às 16:30 cerimônia de premiação;
· 16:30 às 17:00 encerramento;
· 10:00 às 11:30 minicursos;
· 11:30 às 13:00 almoço;
· 13:00 às 15:00 apresentação dos trabalhos e valoração 30 minutos;
· 15:00 às 15:30 café;
· 15:30 às 16:30 cerimônia de premiação;
· 16:30 às 17:00 encerramento;
5-
CONDIÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO
Será imprescindível que:
·
A Unidade Escolar faça inscrição dos trabalhos preenchendo todas as
informações da Ficha de Inscrição;
·
Cumpra o período de inscrição;
·
Os trabalhos sejam pertinentes ao Currículo Oficial do Estado de São
Paulo.
6- NÃO PODERÃO PARTICIPAR DA EXPOSIÇÃO OS
TRABALHOS QUE:
·
Forem inscritos de maneira incorreta (preenchimento parcial ou incorreto
da Ficha de Inscrição);
·
Inscritos fora do prazo;
·
Não contemplem o Currículo Oficial do Estado de São Paulo;
·
Contenham
apresentações Musicais ou Corporais;
·
Fica
expressamente proibido o plágio do trabalho no todo ou em parte;
·
Ficam
expressamente proibido trabalhos de cunho políticopartidário, imoral, alusivo
aos entorpecentes, preconceituosos e que tenham intenção de denegrir a imagem
de pessoas e/ou estabelecimento.
7- PERÍODO DAS INSCRIÇÕES:
·
As
inscrições dos trabalhos deverão acontecer até o dia 16 de outubro de 2017, por
meio eletrônico preenchendo a Ficha de Inscrição;
·
Cada Unidade
Escolar poderá inscrever até cinco trabalhos;
·
Entrega
da redação final do trabalho até 31/10/2017.
8- PARTICIPAÇÃO DOS
ALUNOS:
·
A participação dos alunos é fundamental, ficando a cargo de a escola
decidir sua importância em tal evento. O transporte e demais despesas dos
professores e alunos envolvidos são também de responsabilidade da escola proponente;
·
Seria sensato que cada aluno apresente seu trabalho com o uniforme da
U.E.
9-
RESULTADO DAS INSCRIÇÕES:
·
Os
trabalhos inscritos pela U.E. (no máximo cinco) serão analisados pelos
Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Região Itu,
que analisarão as produções a fim de orientar, sugerir alterações, aprovar os
trabalhos que serão expostos no evento e elaborar a lista final dos trabalhos
conforme item 18 do regulamento;
·
Será
produzido um Caderno de Resumo de todos os trabalhos para posterior divulgação
em mídias digitais.
10- FICHA DE INSCRIÇÃO:
·
A Ficha
de Inscrição deve ser preenchida em um formulário Google – Google drive até o
dia 16/10/2017que conterá os seguintes itens:
·
Nome da
EE;
·
Nome e
série dos alunos;
·
Modalidade
(Júnior, Sênior ou Master)
·
Nome dos
professores orientadores;
·
Título do
trabalho;
·
Questão problema;
·
Justificativa;
·
Descrição da metodologia;
·
Expectativa de resultados;
·
Referências bibliográficas;
·
Tipo de
apresentação banner, banner com apoio.
11- MODALIDADE DAS
APRESENTAÇÕES:
·
Banner;
·
Banner com
apoio: Maquete e/ou Experimento.
12- CREDENCIAMENTO:
·
No
credenciamento todos receberão seus crachás e serão encaminhados às salas onde
deverão montar seu trabalho de pesquisa;
·
Ao final
do evento os responsáveis deverão retirar os trabalhos.
13- BANCA AVALIATIVA:
·
Durante a
FeCEE-DER-ITU serão
formadas bancas avaliadoras que percorreram o evento assistindo as
apresentações a fim de avaliar os trabalhos e suas apresentações;
·
A banca
será composta por, dois professores que participaram das formações;
·
As bancas
serão divididas de acordo com as modalidades de apresentação (Júnior, Sênior e
Master);
·
Cada aluno pesquisador receberá no
credenciamento três círculos auto adesivo com cores diferentes numeradas com um
número que representa a U.E. para efetuar a valoração dos trabalhos da seguinte
maneira: círculos verde com número um nota máxima, círculos preta com número um
nota média, círculos branca com número um nota mínima. Importante, a escola número
um não pode valorar seu próprio trabalho.
14- FICHA DE AVALIAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DA BANCA AVALIATIVA
·
A ficha de avaliação deverá ser preenchida de
maneira confidencial, ao final cada avaliador
soma os itens de sua ficha chegando a um único valor numérico, que
representa a nota técnica do trabalho de pesquisa o qual, deverá ser entregue
ao responsável credenciado para apuração e totalização geral. A ficha deverá
conter os itens abaixo que serão avaliados em uma escala de zero a dez:
·
Nome dos
avaliadores;
·
Nome da
U.E.;
·
Nome e
séries dos alunos;
·
Nome do
professor orientador;
·
Título do
trabalho;
Questão problema;
·
Descrição da metodologia;
·
Expectativa de resultados;
·
Referências bibliográficas;
·
Presença
de pelo menos um aluno autor do projeto;
·
Domínio dos conceitos apresentados pelos
alunos;
·
Os alunos apresentam a conclusão do trabalho
de forma clara e objetiva;
·
Há indícios de um trabalho investigativo;
·
Há indícios de um trabalho dentro da
metodologia de pesquisa científica;
·
Existe relevância social com o
produto/conclusão deste trabalho.
15- APURAÇÃO DOS TRABALHOS
·
Ao final da apresentação de todos os trabalhos
e de posse de fichas de todas escolas o responsável pela totalização se reunirá
em local apropriado para somar as notas técnicas de forma simples, essa
somatória corresponde a 70% da nota final, os 30% restante virão da somatória
simples da valoração dos trabalhos. Após o cálculo da nota final
classificaremos da maior nota para a menor os três mais pontuados. Em caso de
empate utilizaremos a maior nota nos seguinte itens respectivamente:
- Domínio dos conceitos apresentados pelos
alunos;
- Os alunos apresentam a conclusão do
trabalho de forma clara e objetiva;
- Há indícios de um trabalho investigativo;
- Há indícios de um trabalho de pesquisa;
- Existe relevância social com o
produto/conclusão deste trabalho, permanecendo o empate utilizaremos o
sorteio.
16- PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS
Ao final do
evento teremos a cerimônia de premiação:
·
Modalidade Júnior (Ensino Fundamental 6º a 8º
ano):
- 1.º
colocado;
- 2.º colocado;
- 3.º colocado.
·
Modalidade Master (Ensino Fundamental 9º ano e
1ª e 2 ª Série do Ensino Médio):
- 1.º colocado;
- 2.º
colocado;
- 3.º
colocado.
·
Modalidade Sênior (Ensino Médio 3ª Série):
- 1.º
colocado;
- 2.º
colocado;
- 3.º
colocado.
17- MINICURSO:
·
A oferta dos minicursos será efetuada
escolhendo dez opções de maneira que a 1.ª opção seja a preferida. Os minicursos
têm vagas limitadas. Portanto, a opção de escolha de participar de um minicurso
seguirá o critério temporal e utilizará o formulário Google drive, o qual é
possível verificar os inscritos em uma linha temporal, de maneira a garantir
aos primeiros inscritos a 1.ª opção do minicurso em seguida a 2.ª opção e assim
sucessivamente;
·
Todos sem exceção deverão inscrever-se nos
minicursos conforme opção descrita no item anterior;
·
Será elaborada após a inscrição uma lista de
presença e certificados aos cursistas, ambos elaborados pela Instituição promotora
do minicurso.
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ISSN: 2594-7532.
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